21 de fevereiro de 1945. Monte Castelo, Itália: Esta foi a data e o local da maior vitória da FEB na II Guerra Mundial

Há exatos 76 anos, numa tarde cinzenta e chuvosa, os bravos guerreiros da Força Expedicionária Brasileira – FEB, denominados pracinhas, conquistavam um importante ponto estratégico sob domínio nazista: A vitória da batalha de Monte Castelo marcou o fim da Linha Gótica Alemã.

O episódio figura entre as principais páginas da história militar brasileira, pois ratifica a fibra do exército, perpetua a perseverança e mostra a coragem no cumprimento da missão.

Guerreiro, quando os pracinhas fizeram o hasteamento da bandeira do Brasil e a viram flamejando, na antiga posição do inimigo, os presentes se emocionaram.

E até hoje, quem lembra deste grande ato de bravura, se arrepia. A tomada de Monte Castelo impulsionou o avanço do exército aliado, até a rendição adversária e a vitória na Guerra! A conquista precedeu o Dia D na ordem cronológica da história bélica.

Soldado brasileiro estampado em edição do jornal Cruzeiro do Sul. (Arquivo do Exército Brasileiro)

A FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA NA EUROPA

A FEB, como também é conhecida, foi uma força militar composta por 25.834 homens e mulheres que, durante a Segunda Guerra Mundial, foram responsáveis pela participação do Brasil no conflito bélico.

O lema da campanha era “A cobra está fumando”. Sabe o por quê? Porque diziam por aí que era mais fácil uma cobra fumar cachimbo do que o Brasil entrar na Guerra.

O primeiro grupo de militares brasileiros chegou à Itália em julho de 1944. O porto de Nápoles, no sul da Itália, se vestiu de verde e amarelo para receber os bravos soldados que atravessaram o mundo em prol da liberdade. Uma curiosidade interessante é que o presidente Castelo Branco serviu na Itália como Tenente-Coronel.

Desembarque dos pracinhas brasileiros na Itália  (Arquivo Diana Oliveira Maciel).

LINHA GÓTICA ALEMÃ E MONTE CASTELO

A linha Gótica parceiro, foi a última linha de defesa elaborada pelo exército alemão. Era uma linha imaginária, terrestre, com uma extensão de aproximadamente 280 quilômetros e mais de 2000 fortificações: casamatas, bunkers, postos de observação e artilharia, muita artilharia.

Quebrar a linha gótica significava enfraquecer o Exército do Eixo e liberar uma passagem direta pela estrada conhecida Rota 64, nos montes Apeninos e chegar até Bolonha. Aliás, a campanha do Exército Aliado na Itália foi essencialmente na altitude, travada em colinas e montanhas, como o Monte Castelo.

Movimentação da Força Expedicionária Brasileira na Itália (Arquivo do Exército Brasileiro)

A CONQUISTA

Tomar Monte Castelo não foi nada fácil. As primeiras tentativas, realizadas nos dias 24, 25 e 26 de novembro, fracassaram. Ainda, o frio do inverno chegou com as tradicionais nevascas italianas, tornando as condições ainda mais desfavoráveis.

E o terreno era favorável para quem estivesse na defensiva. Pela posição privilegiada, na altura, eles podiam ver os pracinhas avançarem. Não existia o fator surpresa.

Por isso, meu chapa, os pracinhas subiram de frente para o fogo da artilharia alemã. A 10ª Divisão de Montanha dos Estados Unidos, a tropa de elite do Exército Americano, não conseguiu dar cobertura, pois não tinha alcançado a posição.

Soldados brasileiros nos Apeninos, em pleno inverno, posicionados contra as linhas de defesa alemãs (Horácio Coelho)

Sendo assim, a conquista do Monte Castelo só foi possível devido aos soldados da FEB, nossos pracinhas. Aguerridos, corajosos e determinados. Eram brasileiros lutando, longe de casa, em busca de liberdade e democracia, extinguindo para sempre, o terror representado pelo Exército do Eixo.

Aos pracinhas, integrantes da Força Expedicionária Brasileira, nossa honra!

A HOMENAGEM CATARINENSE A MONTE CASTELO

Você sabia que existe um município em Santa Catarina, chamado Monte Castelo ? Situado a 360 quilômetros de Florianópolis e localizado na Microrregião do Planalto Norte Catarinense, o nome da cidade é uma homenagem aos heróis da Força Expedicionária Brasileira que participaram da batalha. 

A cidade foi fundada no dia 15 de maio de 1962 e antigamente fazia parte do município de Papanduva.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.