Tiro esportivo é prática para quem tem sangue frio o chumbo grosso

Um esporte de alta capacidade de concentração, habilidade, velocidade e com foco total em precisão. Com certeza uma das modalidades esportivas onde, literalmente, estar milimetricamente à frente do oponente pode definir o ouro. E não estamos falando de Usain Bolt cruzando a linha de chegada sorrindo. Hoje o blog INVICTUS vai falar um pouco mais sobre o tiro esportivo.

Agradeça aos chineses

Tudo começa na pólvora, então nesse caso é melhor demonstrar toda a devoção ao grande pensador da guerra, Sun Tzu e seus ancestrais. Após a invenção desse “motor de chumbo” não demorou para que – de novo os chineses – desenvolvessem as primeiras armas de fogo. Com o tempo e a disparada da tecnologia, os materiais bélicos sofreram diversas inovações e hoje fazem a cabeça, norteando o dia a dia de todo cidadão louco por armas.

É claro que o intuito em conceber pólvora e armas nunca foi pensando no esporte, e sim para a guerra (dizem por aí que “se faz guerra para conquistar a paz”, né?), mas o instinto competitivo do homem na busca incessante pela quebra de limites transformou, de forma natural, a arte de atirar em um belo de um esporte. Então, sim, o tiro esportivo é uma prática desportiva de origem militar.

O tiro como esporte olímpico

Como qualquer esporte, o tiro esportivo colecionou uma trajetória particular antes de enfim se tornar esporte olímpico. As primeiras competições foram realizadas na Suécia, no século XIX, e não demoraram para se espalhar por todo o continente europeu. Logo as primeiras publicações acerca das regras da modalidade foram lançadas, bem como a Federação Internacional fundada nos Estados Unidos.

Toda a mobilização e furor no entorno da prática fez que o tiro esportivo já estreasse como esporte olímpico nos primeiros jogos da era moderna, em 1896, em Atenas, na Grécia. Só por título de curiosidade – e até mesmo para ilustrar tamanha evolução do esporte – em 1900, durante as Olimpíadas de Paris, pombos vivos foram utilizados como alvo para os atletas (consegue imaginar isso nos dias de hoje? Melhor não).

Felipe Wu - Blog INVICTUS
Neto de chineses (de novo eles), Felipe Wu é o grande nome do tiro nacional. Ele conquistou a prata nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Atualmente são 15 as provas disputadas durantes os jogos olímpicos, sendo nove para homens e seis para mulheres. São três categorias: pistola, carabina e tiro ao prato. Vamos conhecer um pouco mais de cada uma delas?

Pistola e carabina

Ambas têm regras de pontuação iguais, a diferença na prática é que o tiro com pistola, por se tratar de uma arma curta, deve ser efetuado com apenas uma mão. Já o tiro de carabina, por razões óbvias, é disparado com o uso das duas mãos.

Tiro Esportivo - Tiro de pistola - Blog INVICTUS

As provas de tiro ao alvo para pistola e carabina podem ser realizadas com o competidor deitado, em pé ou de joelhos. Os alvos podem ser posicionados a distâncias de 10, 25 e 50 metros, ampliando o grau de dificuldade a cada etapa. O objetivo máximo é acertar o centro do alvo, área onde se concentra a maior pontuação. O vencedor é conhecido após a soma de todos os disparos.

Tiro ao prato

As regras da categoria também são simples, o que não é simples é acertar um prato de 11 centímetros lançado a 88km/h em campo aberto. O tiro considerado certo é todo aquele que quebra qualquer parte do prato. Vence o competidor que estilhaçar mais pratos.

Tiro Esportivo - Tiro ao prato - Blog INVICTUS

A INVICTUS e o tiro esportivo

Em 2017 a INVICTUS firmou parceria com a delegação brasileira, composta por quatro atiradores do Tocantins, que disputou o Mundial de Tiro Prático com Rifle, na Rússia. Os atletas Rafael Falcão e Roger Knewitz – ambos delegados de polícia civil; Leonardo Ribas – perito criminal e Mauro Knewitz – agente da Polícia Federal., competiram na categoria standard, conquistando a 13ª colocação geral no rifle semi-auto standard.

Para Ribas, o tiro prático, assim como as demais modalidades de tiro, compõe a prática como um esporte, portanto, se enquadra no Tiro Esportivo. A diferença entre as categorias é que cada uma é regida por confederações específicas. Apoiado pela INVICTUS, o time de Leonardo também se sagrou bicampeão brasileiro no rifle standard.

Delegação Tiro Esportivo - Blog INVICTUS

E aí, se identificou com o esporte? Então se prepara que tem muito mais de onde essa matéria veio. Em breve vamos detalhar e conversar um pouco mais sobre a prática do tiro como esporte.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.