Fica esperto, guerreiro, o compartimento de carga é a sua arma na batalha.

Algumas estão preparadas para atuar como verdadeiras casas ambulantes, aptas a carregar todo o necessário para expedições de longas durações, em condições extremas. Outras trazem consigo finalidades de assalto, são mais compactas, mas, mesmo assim são capazes de ampliar o poder de atuação do operador na missão encarada. A INVICTUS vai falar hoje sobre um dos carros-chefes da marca: mochilas.

É quase unânime no ramo, há uma máxima que diz “um guerreiro bem preparado, leva consigo o mínimo possível”. É bem verdade que o improviso de sucesso, em alguns casos, também é tido como triunfo entre praticantes de atividades outdoor, bushcraft e sobrevivencialismo. Porém, na vida operacional a coisa é um pouquinho diferente, e não dispor dos equipamentos adequados no momento da ação pode comprometer toda uma jornada.

A anatomia da mochila

Falando de forma básica, mochilas devem oferecer resistência, conforto e capacidade de carga. Com a união dessas três características é possível avaliar um equipamento com notas altas. Mas, como sabemos, existem mochilas para atividades distintas, com detalhes que muitas vezes passam despercebidos. Porém para quem opera, esses detalhes são um grande diferencial.

Painel traseiro

É a parte de maior contato da mochila com o corpo do operador. É muito importante que os painéis traseiros das mochilas sejam acolchoados e anatômicos, confeccionados com tecidos respiráveis, para que não haja a proliferação de bactérias provenientes do suor.

Alças, barrigueiras e prendedores

Talvez o ponto essencial no ponto de vista de portabilidade e conforto seja a construção das alças e seus derivados. Seguindo a linha de acolchoamento combinado a tecidos respiráveis, as alças, acompanhadas de barrigueira e prendedores de peitoral, auxiliarão na distribuição de peso. Uma mochila bem configurada passa por uma boa checagem de ajustes, de acordo com peso da carga, altura do usuário e seu porte físico. Prendedores peitorais e barrigueiras amenizam a sensação de peso durante o deslocamento, além de deixarem a mochila mais firme junto ao corpo.

Zíperes

Os equipamentos do guerreiro dizem respeito às suas habilidades, portanto, devem estar sempre bem protegidos. Uma boa mochila preza por zíperes duplos e robustos, de preferência com manta protetora sobre o trilho para dificultar a entrada de água, por exemplo.

Organização

Uma boa mochila é aquela que dá condições máximas de organização e diferenciais em pequenos detalhes. Na parte interna, por exemplo, os organizadores devem oferecer fechamento em zíper ou velcro, alguns bolsos podem ainda apresentar elásticos para estabilizar a carga. Outro fator bastante importante são os bolsos em tela, ideais para que o operador enxergue o material que procura sem necessitar revirar tudo dentro dos compartimentos.

Acessórios

Esta é uma preocupação extra, sobretudo na linha de mochilas INVICTUS. Porque não é apenas ter um compartimento de carga pra encher e ir à guerra. No caso da hidratação, a maioria de nossos produtos oferece espaço para acoplagem de refis de hidratação de até 3 litros na parte do painel traseiro. Assim, em missões que requerem tempo na espreita ou em trekkings, o usuário não precisa se preocupar em carregar reservatórios extras de água ou isotônicos.

Sistema modular MOLLE

As mochilas INVICTUS são praticamente customizáveis, já que o clássico sistema MOLLE universal acompanha todos os modelos. O MOLLE permite que mais compartimentos como bolsos externos, por exemplo, possam ser acoplados à mochila, potencializando a ação. Recentemente a INVICTUS lançou a mochila Rusher (foto), com foco tático urbano, que oferece a nova tecnologia em MOLLE laser cut (sem costuras intercaladas).

E aí, meu guerreiro, qual a sua mochila preferida? Qual a configuração mais adequada para a sua missão? Compartilha com a gente, a INVICTUS está sempre de olho nos anseios do nosso exército para potencializar jornadas vitoriosas inesquecíveis com o espírito #ProntoPraTudo.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.