Precisão, resistência, força e excelente empunhadura. Esta é a combinação que separa as facas comuns das facas e canivetes táticos INVICTUS. Mas vamos ser sinceros: até mesmo uma faca INVICTUS precisa ser afiada novamente depois de algum tempo de uso.

2

Exposto constantemente a situações extremas, o fio de qualquer item de cutelaria acaba se desgastando com o tempo. E tenha certeza, isso pode até colocar sua vida em risco. Imagine a seguinte situação:

Você está no meio da selva e começa a chover. O cordão da sua barraca arrebenta. Você pega sua faca para cortar seu paracord e… a faca está sem fio.

E aí, o que você faz nesse caso? É, guerreiro, você precisa estar pronto pra tudo. Por isso, hoje trazemos 4 dicas essenciais para afiar suas facas e canivetes táticos.

1) QUAIS INSTRUMENTOS VOCÊ PRECISA?

Existem centenas de maneiras de afiar facas e canivetes, mas um verdadeiro guerreiro invicto deve ter ao menos os seguintes itens:

  • Lima;
  • uma boa pedra para afiar;
  • lixa (quanto mais fina, mais preciso ficará o fio).

Uma das táticas mais recomendadas é desbastar a lâmina inicialmente com a lima, passar a faca levemente deitada na pedra e finalizar com a lixa. Mas pode acreditar, parceiro, se você está procurando uma solução imediata, é possível afiar seus itens até mesmo com uma caneca de porcelana. E nem precisa ser o Macgyver. É só virar a caneca e passar a faca ou canivete com cuidado.

3

2) COMO AFIAR FACAS KARAMBIT?

Não importa o quão mestre você é na arte de afiar: é impossível devolver o fio de uma karambit com os equipamentos acima. Você vai precisar destes itens extras em seu kit:

  • Pedra para afiar redonda;
  • lima meia cana (reta de um lado, redonda do outro);
  • uma lata de alumínio redonda e uma lixa.

Inicialmente passe a pedra redonda ou a lima meia cana para desbastar a lâmina. Logo depois, coloque a lixa em volta da lata e passe a lâmina levemente deitada, para retirar toda a rebarba.

4

 

3) QUAL O ÂNGULO CORRETO?

Afiar a faca no ângulo incorreto traz dois possíveis problemas: manter o item sem fio ou desgastar a lâmina. E pior: acaba com a honra de qualquer guerreiro. Siga sempre os valores abaixo para ter uma boa base.

 

ITEM A SER AFIADO ÂNGULO DA LÂMINA
Facas para cortar carnes 17˚ a 20˚
Facas de caça, facões, cutelos 20˚ a 30˚
Machados 30˚ a 36˚

Fonte: www.facasmilitares.com

4) QUAIS OS ESTILOS DE LÂMINA?

Embora o ângulo da afiação seja uma regra, o estilo final da lâmina irá variar de acordo com cada item. Ao total, existem 6 estilos:

 

1

É importante entender que as facas que possuem a lâmina reta (ou full flat), são mais resistentes a impactos. Lembre-se: ao afiar o item, nunca altere o estilo da lâmina.

O estilo da sua faca determina sua tática, mas é o fio do produto que irá determinar sua sobrevivência. Afiar facas e canivetes da maneira correta é primordial para qualquer guerreiro, um desafio que exige treinamento e disciplina.

Coloque essas dicas em prática e deixe sua tática mais afiada.

Invictus

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.