Elemento fundamental para a vida, a água tem papel importante no desempenho em missões e jornadas pesadas.

Para encarar uma missão é preciso ir além do domínio de técnicas de combate ou de estar bem equipado. A potencialização de habilidades exige do operador o cumprimento de uma série de protocolos e checagens que garantem preparo de alto nível. A capacitação física e mental é muito mais que treinar e manter a forma, ela também passa por um requisito básico: beber água.

Parece simples e óbvio: água, claro. Porém existem formas adequadas de manter o corpo irrigado e em pleno funcionamento. Assim como a falta de líquidos no corpo pode levar à morte, da mesma forma, o consumo indiscriminado e em excesso pode conduzir a pessoa ao mesmo e catastrófico fim.

Nesta matéria a INVICTUS vai falar sobre a importância da hidratação e as maneiras de assegurá-la com equipamentos apropriados e dicas valiosas. Então pegue um copo d’água e vem pra leitura.

Conheça seu organismo

Saco vazio não para em pé, e tanque vazio não vai a lugar nenhum. A água é o componente mais presente no corpo humano, nosso organismo é composto por cerca de 60%-70% de água. Contudo, apesar de complexa, a construção corporal humana não produz reservas de água, o que faz necessária a constante reposição hídrica.

Como aqui falamos para um público que está sempre se movimentando, e necessita de muita força e concentração em suas intervenções, é bom frisar: em nossos músculos, por exemplo, os níveis de água podem chegar a 75%; isso sem mencionar a importância do componente na estrutura celular, no controle da temperatura e no transporte de oxigênio e nutrientes para todas as regiões. Ou seja, a água é o combustível do seu corpo.

Recomendações de fábrica

O corpo humano é uma máquina. O recomendado na hora da hidratação são 35ml para cada quilo do seu corpo, portanto, uma pessoa de 75 quilos necessita de 2,6 litros por dia. Mas esse abastecimento deve ser dosado ao longo do dia; tomar um litro de água de manhã e um litro a noite só irá fazer o organismo processar tudo muito rápido, expelindo o excesso em forma de urina.

Porém, ao mesmo tempo, não espere pela sede. A sede significa o primeiro estágio para a desidratação. Uma boa dica é fazer o monitoramento da sua hidratação corporal por meio da coloração da urina; se ela estiver mais amarelada, isso quer dizer que você precisa se hidratar. A urina mais translúcida significa que o corpo está bem hidratado.

Identificando os estágios da desidratação

Perda hídrica de 2% (equivalentes ao peso corporal*): sintoma de sede.

Perda hídrica de 4%: diminuição de desempenho e capacidade de hidrólise.

Perda hídrica de 7%: comprometimento do plasma sanguíneo.

Perda hídrica de 9%: risco de colapso.

Perda hídrica de 10%: tonturas, espasmos musculares, dificuldade de concentração.

Perda hídrica de 20%: risco de morte.

Fonte: sitemedico.com.br

Nem só de água viverá o guerreiro

Existem diversas armas para combater a desidratação, e alguns cuidados que se aliam à água nessa guerra. Frutas ricas em sais minerais ajudam a manter o corpo nutrido e hidratado; além disso, em missões mais extremas, é necessário estar condicionado à exposição às altas temperaturas, o calor ajuda a desidratar o corpo de forma mais rápida.

Para frear o avanço da perda hídrica é fundamental a utilização de roupas adequadas e acessórios como refis de hidratação que, inclusive, são adaptados para receber misturas líquidas ricas em calorias, sais minerais e outros nutrientes.

Mochilas de hidratação

Jornadas que exigem desgaste físico devem ser amparadas por mochilas de hidratação ou cantis. No caso das mochilas com reservatório de hidratação, a ferramenta permite a portabilidade da água com mais conforto e acesso rápido, de forma que você chega a se “esquecer” que está carregando 2 ou 3 litros de água junto à carga.

Outra vantagem das mochilas de hidratação contempla as operações táticas que demandam campana, quando o operador necessitará permanecer em local estratégico monitorando um alvo por horas. Um atributo muito solicitado pelos que buscam a mochila de hidratação também é o fato dela permitir a liberdade das mãos, não comprometendo a mobilidade e a prontidão para ações rápidas.

A INVICTUS possui uma linha de hidratação com três modelos de refis, todos facilmente acopláveis às mochilas da marca. São os refis Viper e Advanced, que comportam 2 litros; e o refil Energy, com capacidade para até 3 litros e dois reservatórios independentes, o que possibilita o abastecimento de líquidos distintos, como água e repositores energéticos, com válvula de seleção gradual para mistura.

Refil Energy, além de reservatórios independentes, possui coluna de sustentação, válvula seletora e válvula de sucção com proteção térmica e anti poeira.

Outro detalhe importante nesse tipo de produto é o material utilizado em sua fabricação. A matéria prima deve sempre garantir que o líquido não seja corrompido por odores ou toxinas. Os refis INVICTUS são produzidos em TPU e PEVA termo selados, de alta qualidade; e apresentam mangueiras térmicas emborrachadas. Além disso, é essencial que o equipamento seja higienizado de maneira correta, com água e sabão neutro, para evitar a proliferação de microrganismos nocivos à saúde.

Se beber, certifique-se da qualidade

Está claro que a hidratação é importante tanto para quem trabalha num escritório, quanto para quem encara missões mais pesadas. Mas, especialmente em situações de crise, como em matas onde a procedência da água não é reconhecida, é importante tomar precauções extras na hora de se reabastecer. Em jornadas por regiões críticas é importante carregar purificadores de água em pastilha.

A contaminação da água se dá por diversos fatores e pode acontecer por meio de metais pesados, agrotóxicos, fertilizantes e, claro, a poluição por esgoto. Das doenças mais comuns, que podem causar sequelas graves e risco de morte, estão a giardíase, leptospirose, febre tifoide e cólera.

E aí? Tem se hidratado de maneira correta? Mantenha-se atento, uma missão bem executada tem sua base formada nos detalhes. Portanto, um brinde cheio de sais minerais e energia àquele que está sempre #ProntoPraTudo.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.