Fortes aliadas em situações de baixa luminosidade, lanternas táticas ainda apontam caminhos e salvam vidas.

Lanternas táticas são itens indispensáveis, seja em operações policiais ou empreitadas onde superar, mesmo o obstáculo mais simples, é questão de sobrevivência. O treinamento e a exaustão, o preparo e a responsabilidade do agente, caminham ao lado de instrumentos que potencializam suas habilidades, e no caso crítico da escuridão, não é diferente.

Como todo equipamento tático, a lanterna deve cumprir com a disponibilidade operacional, ou seja: operar em completa performance, na hora certa, no momento exato em que é exigido. É por isso que esse tipo de ferramenta tem por obrigação sair de fábrica pronta para tudo. Cuidadosamente elaborada para garantir segurança e funcionalidade ao operador, a família de lanternas táticas INVICTUS possui nove modelos com diferentes características, para distintas situações.

 

Blog_em ação
Muito mais que fontes de luz portáteis, lanternas táticas são instrumentos de sobrevivência e ação.

Muito mais que “uma luz portátil”

Engana-se quem pensa que lanternas táticas são apenas “fontes de luz portáteis”. Seus usos abrangem missões que vão de resgates e salvamentos em catástrofes, a deslocamentos, sinalização, buscas, situações de combate e averiguações de ameaças. Por colecionarem tanta versatilidade em campo, as lanternas táticas possuem variedades de estilos com funções adequadas para cada tipo de necessidade.

Dentre as vastas funções que uma boa lanterna tática pode cumprir, e a INVICTUS dispõe em sua linha de produtos, estão: zoom regulável para ampliação do campo de visão periférica ou detalhamento do alvo; estágios de potência, entre forte, intermediária e velada, este último para que a luz não denuncie a posição do combatente no front e também para aumentar a autonomia energética. As baterias de lítio recarregáveis também fazem a diferença no desempenho do aparelho, elas são mais leves e têm maior capacidade de gerar energia.

Blog_cave
Mãos livres para potencializar ações: presente na linha de lanternas táticas INVICTUS a Cave T6 abrange uso tático e outdoor.

A linha de lanternas táticas INVICTUS prima por componentes de ligas fortes como o alumínio aeroespacial, que une leveza com resistência e durabilidade; já em questão de iluminação, o LED Cree é o preferido da categoria. As estruturas são preparadas para resistir à água, e seus botões de acionamento localizados na parte traseira (com exceção de um modelo), o que facilita a ação do operador durante a progressão tática.

A potência de luminosidade das lanternas é medida em lumens, mas isso não significa que uma lanterna de 300 lumens seja necessariamente superior a uma de 200. Cada equipamento carrega em seu modelo a excelência de suas funções ou especialidades. Um mito bastante conhecido no meio diz respeito a fabricantes duvidosos que oferecem equipamentos com 10 mil, 50 mil e até 400 mil lumens e preços irrisórios. Isso é impossível.

Imagine que a intensidade de luz medida num dia ensolarado varia entre 35 e 100 mil lumens, seguindo essa “lógica” uma lanterna de “400 mil lumens” equivaleriam a absurdos quatro sóis num equipamento. Lanternas superpotentes existem sim, mas possuem produção limitada, altíssimo custo e são destinadas para uso em situações de explorações em cavernas, por exemplo. Mesmo assim, essas lanternas possuem taxas muito inferiores aos 400 mil lumens prometidos por marcas sem respaldo.

Blog_pack
Das mais robustas às que cabem na palma da mão e funcionam como canhões, a linha de lanternas táticas INVICTUS possui 9 modelos com distintas funcionalidades.

 

LED’s e refletores

Os LED’s escolhidos pela INVICTUS são fabricados pela renomada norte americana Cree INC. São duas famílias divididas em modelos XPE e XML, incluindo o XML U2, apontado atualmente como o melhor do mercado. Ambos oferecem custo benefício atraente e maior eficiência energética.

Bons refletores também auxiliam na qualidade e difusão da luminosidade. Alguns tipos chegam a potencializar LED’s com menor quantidade de lumens. É a característica do refletor “orange peel”, que leva este nome por apresentar uma textura de “casca de laranja”.

Blog_invictus

 

Defesa pessoal, estratégia e sobrevivência

No caso da utilização da lanterna para desorientar o oponente, o efeito estrobo (estágio de luz que pisca intermitente) atordoa o alvo, ocasionando em confusão física e mental por alguns instantes, o que faz da lanterna um instrumento de apoio em operações táticas. Nesse caso, é necessária uma força de aproximadamente 70 lumens para desabilitar um indivíduo na escuridão.

Blog_lumens
A linha de lanternas táticas INVICTUS possui modelos que vão de 80 a 300 lumens de potência.

O código morse também está presente nas lanternas táticas INVICTUS. Acionada a fase S.O.S., a luz pisca intermitente, alternando ritmos diferentes de acordo com o sistema inventado por Samuel Morse, em 1835. No caso específico do chamado de socorro, a luz se acende na sequência: três vezes curto, três longos e três curtos.

Como dito anteriormente, para comprar uma lanterna é preciso primeiro conhecer sua necessidade. Desta forma o próximo passo é pesquisar os atributos de cada equipamento para contemplar seu uso com perfeição e disponibilidade tática total. Equipamentos táticos são instrumentos que potencializam habilidades e não fazem todo o trabalho sozinho, por isso é importante saber como operá-los e em que situações.

Pronto, agora você nunca mais ficará no escuro quando o assunto for lanternas táticas. Avalie suas necessidades e escolha o melhor modelo para encarar a noite ou situações de baixa luminosidade.

Desarme a escuridão com as lanternas táticas INVICTUS.

Invictus

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.