No dia Mundial do Rock, separamos alguns estilos musicais que são abordados em nossas listas, além de informações não tão conhecidas pelos guerreiros #ProntosPraTudo.

Rock é sinônimo de Liberdade, guerreiro. Sem sombra de dúvidas, é a trilha sonora indicada para uma viagem de moto, um churrasco com amigos ou de som ambiente num bar.

As relações entre o Rock e as armas são bem fortes (um dia iremos contar a história do Elvis e a guerra), mas, neste ano, quisemos agradar nossos leitores e amigos: montamos uma playlist com as sugestões musicais enviadas ao longo do mês de junho.

Por isso, o artigo de hoje vai elucidar alguns estilos que se fazem presente na Playlist INVICTUS ROCK SONGS – VOLUME 2, mostrando a origem da maldita música que nós gostamos tanto. Aumente o volume e 1, 2, 3, 4!!

GRUNGE: AS GUITARRAS QUE MUDARAM A MÚSICA

O movimento musical (e cultural) mais importantes da década de 90 foi, sem sombra de dúvidas, o Grunge. Também conhecido como Seattle Sound, teve como base e influências bandas de rock americanas e inglesas, como a seminal Black Sabbath no começo de carreira.

No começo dos anos 90, o jornalista Everett True, do jornal inglês Melody Maker, foi convidado por uma gravadora para fazer uma matéria sobre o grunge. A partir dela é que aconteceu a propagação do estilo na mídia.

Assim, em 1991 teve o lançamento do disco mais importante do Grunge, “Nevermind”, do Nirvana. A música “Smells Like Teen Spirit” se tornou num grande hit, que catapultou a banda para um sucesso mundial, saindo do underground e indo para o topo das paradas.

Dentre outras bandas Grunge, destacam-se: Pearl Jam, Soundgarden, Alice In Chains, Stone Temple Pilots e Mudhoney. Visualmente, os músicos optaram por calças jeans azuis, geralmente rasgadas, camisas de flanela xadrez e pelo tênis All Star, um ícone da juventude desde a década de 50.

Abordamos o movimento Grunge na playlist “Camisa de Flanela”.

NEW METAL: O EQUILÍBRIO ENTRE O METAL E O HIP-HOP

As origens do New Metal são incertas.

A mistura entre os ritmos do rock e do rap não foi uma novidade das bandas surgidas no final dos anos 90 como Slipknot, Limp Bizkit, Korn, Papa Roach, entre outras. Contudo, no começo da mesma década, grupos clássicos como Red Hot Chili Peppers, Rage Against the Machine e Faith No More já compunham músicas com influências de funk rock, tendo letras mais faladas do que cantadas, no ritmo do rap.

Apesar de não terem sido os pioneiros na mistura dos dois estilos, os grupos de New Metal extremaram a mistura entre o rock e o rap.

Tocavam com afinação baixa, constantes pausas e ataques de riffs, caixa de bateria seca, e sons eletrônicos. Suas letras eram cheias de palavrões, provocações, tendo como principal temática problemas de jovens. Isso fez que boa parte da juventude da época fizesse mosh ao som destas bandas.

POP PUNK: O DEMODÉ FICOU COOL

California, 1994. Este foi o ano que o estilo teve um sucesso mundial, muito influenciado pela MTV e sua programação voltada ao público jovem. Foi o ano que o Green Day lançou “Dookie”, um dos álbuns mais vendidos da história da música. Isso se deu também pela divulgação do clipe “Basket Case”. Este sucesso comercial deu abertura para outras bandas, como Offspring e Blink 182, completando a tríade de bandas precursoras.

Por focar no público jovem, não é à toa que suas músicas tendem para a vida cotidiana, problemas adolescentes, humor, skate, bebidas, conflitos e muito sarcasmo.

Como estética musical temos como principais características, vocal limpo, contrabaixo com arranjo independente e guitarras pesadas em harmonia, com direito a solos curtos.

Calças folgadas, bermudões, tênis e meias compridas, piercings e tatuagens fazem parte da cultura pop punk, que ganhou boa parte da juventude entre aos anos 90 e 2000.

INVICTUS ROCK SONGS VOLUME 2 – A LISTA DEFINITIVA DOS ANOS 90 E 2000

É evidente que o Rock urge em nossas veias e é forjado, todos os dias, através de guitarras distorcidas com muito estilo, peso e velocidade.

Por isso, neste segundo volume, a INVICTUS ROCK SONGS adiciona ao seu repertório de listas bandas que foram pedidas massivamente nas redes sociais, adicionando ao seu repertório músicas que ainda não tinham sido inseridas em seu Spotify.

A curadoria está soberba! Por isso não se prenda, siga nossa última playlist e aumente o SOM!

CONTEÚDO EXTRA: 4 curiosidades express sobre o Rock

#1 – Qual o disco de rock mais vendido?

O clássico “Back In Black”, do AC/DC, é o álbum mais vendido da história da música pesada. Até o dia de hoje, o trabalho lançado em 1980 já vendeu mais de 50 milhões de cópias vendidas em vinil ou cd.

#2 – A origem do símbolo do rock

Não se engane, o chifrinho com os dedos jamais teve origem satânica. O maior símbolo do Rock foi feito pela primeira vez por Ronnie James Dio, antigo vocalista da banda Black Sabbath.

Ele quis invocar o tranca-rua? Nada disso, guerreiro! Ele aprendeu a fazer o gesto com sua avó, uma italiana casca-grossa, como forma de espantar o mau olhado.

#3 – Maior público em um show de rock

Acredite ou não, o maior público de um show de rock aconteceu no Brasil. Foi no dia 31 de dezembro de 1993, quando Rod Stewart tocou para mais de 3,5 milhões de pessoas na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

#4 – A fábrica de vinil do Pink Floyd

Um dos maiores discos do Pink Floyd, “Dark Side Of The Moon”, vendeu tanto que foi necessário que a gravadora construísse fábricas apenas para dar conta da prensa do vinil.

Lançado em 1973, o álbum vendeu mais de 45 milhões de cópias e ficou por mais de 14 anos nas paradas de sucesso dos Estados Unidos.

E aí, curtiu este artigo guerreiro? Não esqueça de colocar nos comentários qual sua banda favorita e que não deve faltar em nossa próxima playlist. PRA CIMA, GUERREIRO!

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.